segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Administração na perspectiva humanista

A idéia de criar um trabalho chamado Administração na perspectiva humanista surgiu na faculdade, depois do primeiro contato com o tema. Antes se imaginava motivar pessoas através de incentivos secundários. Este trabalho de pesquisa teve por objetivo apresentar as mudanças na gestão de pessoas desde o período da industrialização, com a Administração Cientifica de Taylor, tomando como base aspectos ligados a motivação no trabalho, ocasião em que foi presenciada uma administração a qual não respeitava a essência humanística. Não se levava em consideração fatores psicológicos e sociais, vendo o homem como uma máquina, e motivado por necessidades secundárias (dinheiro), e não como parte integrante de uma engrenagem, o reconhecendo e o valorizado pelo seu trabalho, até a uma necessidade contemporânea de gestores eficazes com conhecimentos técnicos, participativos. A análise foi feita no âmbito de uma empresa de médio porte, onde são encontradas todas as dificuldades possíveis relativas a uma administração proativa, dedicada, com conhecimentos técnicos, mas também com a necessidade de analisar situações e avaliar as decisões a serem tomadas, levando em consideração o ser humano.

Palavras-chave: Mudanças, Gestão de Pessoas, Motivação.

Publicado

Alex Alves.

Metal contra as nuvens


Publicado em 26/05/2013
© EMI
Acústico MTV é um álbum ao vivo da banda brasileira de rock Legião Urbana, lançado em 1999. No Brasil foram vendidos mais de 1 milhão de cópias e sendo premiado com Disco de Diamante pela ABPD.
Foi o segundo programa da série Acústico MTV no Brasil.

Para curtir, melhor assistir o vídeo em tela cheia.



Tópicos sobre o surgimento da antropologia científica


Tópicos sobre o surgimento da antropologia cientifica

“Os antropólogos evolucionistas tratam de explicar os processos e mecanismos através dos quais se desenvolveram a espécie humana e a sua cultura”

Um dos mais importantes é Lamarck (1744-1829). Segundo ele, a evolução envolve um processo universal, o qual se dá de uma forma irregular, pois depende das circunstancias de diferentes formas. Todavia, na organização animal também ocorrem degradação e simplificação. Estas não agem diretamente sobre as organizações e sim sobre os hábitos que correspondem na forma de vida e adequação diante das necessidades à sobrevivência. Ou seja, as necessidades de adaptação fizeram com que alguns órgãos do corpo, se adaptassem a uma nova necessidade ou entrassem em desuso. O isolamento em determinadas regiões do planeta por milhões de anos fez com que houvesse mudanças nas características físicas da espécie humana; cor da pele, cabelos, lábios, olhos, nariz etc.

Lamarck cita três as causas das modificações:

A influência do meio ambiente;
O cruzamento das formas de vida existentes;
O uso ou desuso.

De acordo com o livro, a teoria de Lamarck se assemelha a da evolução das espécies de Charles Darwin (1809-1882). Segundo a teoria da evolução, os hominineos em determinado momento andavam de forma nodopedálica, e a competição fez com que os mais adaptáveis, conseguissem reagir melhor às necessidades causadas pela mudança no ambiente, dando continuidade a sua espécie. Desenvolvendo a bipedália houve a liberação das mãos, contribuindo para o arremesso de pedras e lanças e o consumo de carniça - rica em proteínas – fez com que aumentassem o cérebro, pois o mesmo necessita de muita energia. O consumo de frutos não era suficiente, todavia, se fazia necessário um grande consumo, enquanto que a proteína animal satisfazia com uma menor quantidade. Tudo isso foi fundamental para a sua sobrevivência. Trata-se da seleção natural de Darwin, que pode comparada as leis newtonianas, dada a sua importância para as ciências. Para provar a sua teoria da evolução Darwin faz uma analise das formas embrionárias dos mamíferos, demonstrando que o homem é como os demais animais vertebrados.

Charles Darwin classifica de modo que a na espécie humana:

Acha-se construída segundo o mesmo modelo geral;
Passam pelo mesmo desenvolvimento embrionário;
Conservam certos rudimentos comuns.

Essas semelhanças segundo ele, só pode vir justamente de um progenitor comum. Um ancestral no qual adviria todo o nosso parentesco. Existindo uma escala, na qual nos distanciamos dos grupos de animais considerados inferiores e nos aproximando dos primatas, o qual seria o grupo de maior afinidade. Os evolucionistas acreditam que a África é o continente donde se originou toda a humanidade, dada a distribuição geográfica da espécie humana e os vestígios encontrados pelos palentotólogos, antropólogos etc. Darwin faz uma comparação entre o homem e o animal que possa parecer mais evoluído, e enfatiza  a capacidade humana. O homem cria signos, transmite conhecimento, cultura, sentimento, arte etc. A capacidade de pensar e falar,  procurar os significados das coisas, pensar em um criador levou o homem de uma linguagem inarticulada para uma mais articulada.  O pensamento em um ser divino, criador, um ser mais elevado leva o homem de uma conduta instintiva a uma conduta moral. Para Darwin foi fundamental para o processo de convivência e sobrevivência dos grupos, todavia, primitivos e baseados em laços de parentesco.
Um dos pensadores mais significativos é Herbert Spencer (1820-1903), sua teoria de competição entre as sociedades, está de acordo com o pensamento de seleção natural de Darwin. Ele acredita que as sociedades funcionam como um organismo biológico, este pensador tem uma teoria funcionalista, tal que, todos os órgãos de um corpo biológico precisam uns dos outros. Lembra a solidariedade social orgânica de Durkheim, com a divisão do trabalho social, a interdependência que contribui para o desenvolvimento da sociedade. O autor do livro ainda cita a importância da adaptação ao meio ambiente como idéias chaves para o pensamento antropológico.

As fontes

O positivismo de Comte contribui para o pensamento positivista antropológico, todavia, estava sobe a contribuição da perspectiva iluminista do sec. XIX e religião não explicava mais as coisas. Um comentário de C. Lévi Strauss é importante: fala sobre Pascal e a teoria da humanidade ser igual a um ser vivo, e passar pelos três estágios de vida que são: “infância, adolescência e idade madura”. Para Comte, existiria três estados no qual passariam toda a humanidade: “Teológico, Metafísico e Positivo”. No qual, o ultimo seria o estado fundamental em relação ao conhecimento verdadeiro das coisas. Com o iluminismo o homem já não precisava de deus, obtiveram-se avanços de fundamental importância no campo das ciências e das artes, se estava à luz da evolução e do progresso. Acreditavas- se que o progresso  evoluiria de forma universal e ilimitado. “O plano mais elevado da sociedade seria a democracia no governo, a fraternidade na sociedade, a igualdade de direitos e privilégios e a educação universal”.

O positivismo de Auguste Comte

A. Comte acreditava que as sociedades estariam sujeitas as mesmas leis, a todos os fenômenos invariáveis que agem sobre a natureza, dessa forma, a ciência da sociedade poderia competir com as ciências naturais. Comte também sentia que o descobrimento das leis da organização social humana poderia ser usado para reconstruir a sociedade de uma forma mais sensível. O método de comparação utilizado por ele permitia analisar e comparar os estágios históricos da sociedade e suas semelhanças, e verificar as tendências, ou particularidades que favoreçam, ou seja, contraria ao processo de evolução da sociedade.

 Ao contrario dos filósofos do sec. XVIII, Comte não concebe o progresso como indefinido, mas como algo limitado e acabado após a consecução do terceiro estado positivo. Entretanto, exatamente como aqueles, admite a extensão da lei dos três estados a toda a humanidade, ou seja, crê na unidade psíquica do gênero humano, o principio de que o homem é o mesmo em toda parte em todos os tempos.

O positivismo comteano, contribuiu de forma eficaz apara a antropologia social, fundamentando os princípios universais nas relações que existem entre os fenômenos históricos e naturais, foi fundamental para a antropologia social, pois não só levaria em conta a evolução biológica como também a evolução histórica.

Alex Alves

domingo, 4 de agosto de 2013

Devaneios de um pobre louco



Com o advento da Revolução Industrial, o Evolucionismo e principalmente o Iluminismo, os grandes intelectuais chegam à conclusão: formos traídos, a religião nós traiu, que Deus é este que usa a própria fé das pessoas para subjugar outros povos? A razão ira explicar tudo! Não precisaremos mais da revelação divina para explicar a ciência, esta ira anda com seus próprios pés. De uma forma irônica digo: vamos matar Deus. Mas Deus não pode ser morto ele é a essência da vida. “Eita que o negocio foi serio”, varia pessoas ficaram órfãs. Outros até enlouqueceram, outros viram ateu, mas a loucura não resolveu o problema, o ateísmo também não. Onde iremos chorar em quem iremos confiar cadê papai do céu, cadê papai do céu? Filhinhos não se preocupem o romantismo vem ai, a subjetividade vai voltar, a crise vai ser resolvida.
A Rússia de Stalin, fez de tudo para destruir as religiões, o próprio Marx diz: a religião é o ópio do povo, por que Marx compara a religião a algo tão destruidor que era o ópio, se fosse hoje ele dizia a religião é o crack do povo: ela aprisiona, ela impôs suas vontades, ela faz o camponês a aceitar sua situação de miséria, é a maior Instituição criada pelos homens, talvez em grau ao grande leviatã de Hobbes. Perdeu, perdeu, eles estavam enganados o comunismo acabou. Viva a deus que nós salvou da ditadura do socialismo. Como dizia um cantor evangélico em sua musica: olhar eu aqui ninguém vai me impedir de receber minha vitoria.
Conclusões finais: a religião é algo muito forte, ela possui o poder de se regenerar como o rabo de uma lagartixa. Ela não pode ser considerada o ópio do povo, pois o ópio tem tratamentos eficazes contra esse mau, hoje não conheço ninguém que usa ópio mais, mas conheço sempre alguém que possui uma fé. 

quarta-feira, 31 de julho de 2013

O mito das vagas em PE

Maldito Capitalismo
Podemos nos deparar com muitas injustiças diante de um mercado cada vez mais competitivo. Se por um lado existem profissionais procurando se qualificar, por outro surge à cobrança de experiência por parte das empresas. Há possibilidade de alinhar técnica e prática a partir de estagio? Como, se a maioria dos estudantes são pessoas que precisam trabalhar para pagar as universidades, e não conseguem esse tipo de beneficio(estágio), dentro das empresas?
A crescente demanda por qualificação em Pernambuco, devido à instalação do porto de SUAPE, também tem acendido não só a vontade de quem quer ter um bom emprego, e garantir um futuro profissional adequado, como também faz crescer um gama de cursos técnicos e de graduação superior tentando suprir essas necessidades; que na maioria das vezes não são o suficiente para atender as expectativas dos contratadores.
Falava-se sobre uma crescente economia, pois, com a chegada do porto não só haveria oportunidades de emprego em SUAPE, como também em muitas empresas que se instalaram ou se adaptaram, para atender as demandas do estaleiro. Realmente tem vagas disponíveis, e a economia cresce aos poucos em Pernambuco, mas se não houver um plano ou uma parceria com as empresas, para acompanhar esse desenvolvimento, de nada vai adiantar se especializar, pagar cursos caros e, ainda assim, não estar dentro das expectativas do setor. Existe uma frase que diz: “O mercado não tem espaço para amadores”, é cruel ouvir isto, mas, a cada dia se torna mais "real", porque o mercado é insensível e reduz o homem a um produto do próprio mercado. 

Alex Alves

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Adeus ao grande sanfoneiro!



José Domingos de Morais, conhecido como Dominguinhos, foi um instrumentista, cantor e compositor brasileiro. Exímio sanfoneiro, teve como mestres nomes como Luiz Gonzaga e Orlando Silveira. 




"Que falta eu sinto de um bem
Que falta me faz um xodó
Mas como eu não tenho ninguém
Eu levo a vida assim tão só
Eu só quero um amor
Que acabe o meu sofrer
Um xodó prá mim do meu jeito assim
Que alegre o meu vive"
(Dominguinhos)
1941-2013

sexta-feira, 19 de julho de 2013

A medida de um homem



Ambiçao 

O homem é medido pelo que produz
Pelo que ele tem ou possa oferecer
Certamente isso não se traduz em valor
Valor humano

A religiosidade procura negar o viver dessa vida
Em detrimento de uma vida futura
Com mais alegria, amor, respeito...
Se espelhando em um modelo de perfeição inalcançável
Causando frustração diariamente
E por descobrir que é fraco falho e finito
O infeliz vive mascaradamente
E talvez o medo de duvidar tire seu sono

Marx disse que para o capitalismo
O homem é visto como um produto
E sofre as mesmas variações no mercado
Concorrência, preço, oferta etc.
E a alienação não o deixa ver
Que ele é um simples manipulável
Que prende, que cobra as passagens, que abre a  porta
Alguns são simplesmente recipientes vazios
Cheios pela vontade dos outros

Com tanto egoísmo, arrogância, ambição...
A competição entre os homens prevalece
Chegar em primeiro é a meta
Ser o melhor é o objetivo
Eu sou “homem”, mas de uma classe melhor
Sou mais evoluído, eu trabalho, estudo...
Quem quiser peça a deus, trabalhe, estude...
Não me faça perder tempo com o desgosto alheio

E no mercado da vida
Valores morais estão desvalorizados
O desprezo ao próximo em desconto
A promoção das desigualdades em todo lugar
O amor a Deus oscilando
O preconceito e o racismo em alta
E o saldo da minha balança em déficit


Seria bom se desmedissem o homem!


Alex Alves

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Zeitgeist

A maior forma de coerção sem uso da força!


"O Zeitgeist significa, em suma, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo.
O conceito de espírito de época remonta a Johann Gottfried Herder e outros românticos alemães, mas ficou melhor conhecido pela obra de Hegel, Filosofia da História". Há quem diga que se trata de uma teoria da conspiração, no entanto, aconselho você a obter as suas próprias conclusões. Não faço apologia a nenhuma religião. Melhor assistir o vídeo em tela inteira!

terça-feira, 16 de julho de 2013

Existe Apartheid Social no Brasil?



Karl Marx indicava sobre as diferenças de classes impostas pelo capitalismo, que colocavam uma distância enorme entre os burgueses e o proletariado. A nossa sociedade é uma sociedade de classes, patriarcal, machista e racista, que vai tentar acentuar cada vez mais as diferenças atribuídas pelo capitalismo. A teoria do conflito de Karl Marx fala sobre os conflitos que existiram entre as classes de senhores e servos, patrões e empregados, ricos e pobres desde a sociedade mais antiga ate à contemporânea. 

O racismo no Brasil também coloca distinção entre as pessoas. Segundo as teorias do Conde de Gobineau, Merton e Lombroso a mistura das “raças” degeneraria a espécie humana. A “raça pura” ao se misturar com uma raça inferior perderia as suas qualidades: razão, inteligência, honestidade, amor, respeito etc. Todas essas qualidades que não são inatas ao ser humano, "teoria sem fundamentos". 
Gilberto Freyre dizia que sempre houve essa situação de senhor e servo na humanidade, e os homens no Brasil não estavam preocupados com os negros, pois a sua condição já era inferior e não se devia ter preocupação em relação a eles. Dessa forma existia uma situação de convivência sem conflitos, pois cada um aceitava a sua condição. Ao contrario de outros países, como os Estados Unidos onde era proibido o relacionamento entre brancos e negros, no Brasil se permitia o cruzamento de todas as raças, e dessa forma o Brasil se tornaria um país forte, por causa da união de todas elas existentes no país. 

Criou-se um mito de democracia racial, que chamava atenção de outros países, pois se acreditava que no Brasil existia a possibilidade de viver longe do racismo. Tudo isso foi um mito, pois na realidade a situação no Brasil não era de igualdade entre os brancos e negros, o que acontecia na verdade no relacionamento era certo tipo de abuso entre o senhor e a escrava, a qual mantinha relação contra a sua vontade. 

Florestan Fernandes acreditava que existia a degeneração causada pala mistura das raças, no entanto, com o tempo a miscigenação faria com que o negro fosse se extinguindo no Brasil. Essa teoria foi chamada de “teoria do branqueamento” e diferente dos Estados Unidos, permitia uma diversificação racial atribuída pela cor da pele e não pelo sangue. Existia aqui, o índio, negro, branco, mulato, cafuzo, mameluco etc. 

Foram abertas as portas para os estrangeiros que quisessem vir morar no Brasil e arriscar a sorte nessa nova terra. Foram criadas colônias de alemães, italianos, chineses, judeus entre outras migrações europeias para branquear o povo. Todos esses povos vieram com muita disposição para trabalhar, e os negros libertos não tinham oportunidades para trabalhar em terras próprias e pela situação recente de escravidão não aceitavam trabalhar novamente como servos. 

Uma teoria falsa entre a situação capitalista de Marx e a teoria do branqueamento de Florestan: é que tanto no capitalismo com a sua luta entre as classes como no racismo com a teoria do branqueamento ou democracia racial de Freyre existia a possibilidade de alguém deixar ser pobre ou escravo através do esforço, quando sabemos não ser realmente assim. Sabemos que existe um racismo embutido na sociedade brasileira, o qual é maquiado pelo cinismo de algumas pessoas, e mesmo que uma pessoa pobre ou negra estude e consiga se diferenciar pelo esforço não terá tao facilmente oportunidade, pois possivelmente esbarrará em um dos entraves impostos pelo "Apartheid Social".


"Não acredito em determinismo social".

Alex Alves

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Eddie Vedder - Society - Traduzida - Into The Wild

Um ótimo filme para refletir!



Musica do filme Na Natureza Selvagem composta pelo Eddie Vedder, que fala do insaciável desejo do homem por mais do que ele tem e precisa...

"Quando você quer mais do que tem
Você pensa que precisa.
E quando você pensa mais do que você quer
Seus pensamentos começam a sangrar.
Acho que preciso encontrar um lugar maior
Pois quando você tem mais do que imagina
Você precisa de mais espaço...
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domingo, 7 de julho de 2013

FATOS SOCIAIS


Émile Durkheim

Fatos sociais são meios de coerção, reproduzidos difusamente, que moldam as atitudes das pessoas. Por exemplo, todos os grupos sociais estabelecem normas de convivência, nos quais todos têm que se enquadrar para não serem marginalizados. Quando dizemos: “menina fecha as pernas ao sentar”, azul é cor de menino ou se espera dar lugar a um idoso no ônibus, estamos agindo sobe pressão de um fato social. Os fatos sociais ou as normas de convivência existem mesmo que não possam ser percebidos, já existem antes do nascimento das pessoas, são a elas impostas pelo mecanismo de coerção social, como a educação; por causa dos costumes o aceitamos   como fator essencial para o bom convívio social. Segundo Durkheim, os fatos sociais são impostos pela família e pelas instituições. Começam em casa, depois na escola, igrejas etc.
  
Modelos de dominação coletiva por meio da sugestão

Assim como não existe alienado consciente, nem todo mundo percebe a pressão exercida pelos fatos sociais. Se alguém decide ir contra, como por exemplo, se alguém decide comprar com pedras em vez de dinheiro, vai ser motivos de risos para as outras pessoas ou em relação à moda: se um homem usar roupas cor de rosa também sofrerá com a pressão social causada pelo machismo (que é um dos tipos de pressão que existe). O modo de agir diante dos fatos sociais vai depender do grau de coalescência das pessoas, ou seja, da forma como as pessoas estão “unidas” ou se complementem como sociedade. Por isso algumas pessoas não cedem o lugar a mulheres grávidas ou idosas nos ônibus; mesmo existindo pressão social; em primeiro lugar colocam o seu beneficio. Essas pessoas não têm nenhum tipo de solidariedade social ou contribuem para o desenvolvimento da sociedade.    Criticamos os fatos sociais porque nos dizem como devemos agir, no entanto, os reproduzimos por que são essenciais à convivência social.

Alex Alves

quinta-feira, 27 de junho de 2013

O Riso dos Outros (Pedro Arantes)

O Riso dos outros é um documentário que fala sobre o ataque às minorias e passa desapercebido diante da sociedade! Até que ponto uma coisa é engraçada?



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=uVyKY_qgd54

terça-feira, 28 de maio de 2013

Siilas Veloso



Cultura

Duas crianças nasceram gêmeas e uma deve ser sacrificada;
Uma mulher que cozinha no período menstrual deve ser apedrejada;
Duas mulheres que se amam devem ser lançadas ao inferno;
Comer a carne do meu inimigo me faz ter a força e a coragem que ele tinha quando estava vivo;
Um homem deve pagar pelos erros de sua outra vida, sendo excluído da sociedade na sua existência atual;
Homem que usa brinco
é gay;
Religiões que não têm a bíblia como um instrumento de guia, são consideradas diabólicas.
Matar em nome de Deus
não é pecado;
Preciso cortar o meu corpo
Para me sentir puro;
Sexo é algo feito para a reprodução e
Somente para este fim.
Mulheres e Liderança são palavras distantes em todos os sentidos.
Negros devem ser considerados seres sem alma.
A mulher veio da coluna do homem, por isso deve ser submissa e obediente a ele.
Até que ponto a nossa cultura nos completa, e até que ponto ela nos destrói?

Siilas Veloso