quarta-feira, 31 de julho de 2013

O mito das vagas em PE

Maldito Capitalismo
Podemos nos deparar com muitas injustiças diante de um mercado cada vez mais competitivo. Se por um lado existem profissionais procurando se qualificar, por outro surge à cobrança de experiência por parte das empresas. Há possibilidade de alinhar técnica e prática a partir de estagio? Como, se a maioria dos estudantes são pessoas que precisam trabalhar para pagar as universidades, e não conseguem esse tipo de beneficio(estágio), dentro das empresas?
A crescente demanda por qualificação em Pernambuco, devido à instalação do porto de SUAPE, também tem acendido não só a vontade de quem quer ter um bom emprego, e garantir um futuro profissional adequado, como também faz crescer um gama de cursos técnicos e de graduação superior tentando suprir essas necessidades; que na maioria das vezes não são o suficiente para atender as expectativas dos contratadores.
Falava-se sobre uma crescente economia, pois, com a chegada do porto não só haveria oportunidades de emprego em SUAPE, como também em muitas empresas que se instalaram ou se adaptaram, para atender as demandas do estaleiro. Realmente tem vagas disponíveis, e a economia cresce aos poucos em Pernambuco, mas se não houver um plano ou uma parceria com as empresas, para acompanhar esse desenvolvimento, de nada vai adiantar se especializar, pagar cursos caros e, ainda assim, não estar dentro das expectativas do setor. Existe uma frase que diz: “O mercado não tem espaço para amadores”, é cruel ouvir isto, mas, a cada dia se torna mais "real", porque o mercado é insensível e reduz o homem a um produto do próprio mercado. 

Alex Alves

0 comentários:

Postar um comentário