segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Por quê estamos sempre vigiando a atitude do outro?

       
Tendo como fundamentação teórica a teoria do funcionalismo Durkheimiano, acredita-se que a sociedade funciona como um corpo, um organismo, e que  o bom funcionamento de todo corpo dependerá da integração e coesão de suas partes. Assim como órgãos de um corpo, acredita-se que a sociedade é composta por partes integrantes que se complementam, e essas partes funcionam como organismos independentes e interdependentes e, como todo organismo tem o seu sistema de defesa natural, poder-se-ia dizer que a sociedade, sendo um organismo, também tem a capacidade de criar os seus próprios anticorpos.
Anticorpos são glicoproteínas, também chamadas de imunoglobulinas, que possuem como principal função garantir a defesa do organismo. Essas glicoproteínas de defesa atuam de diferentes formas para evitar que uma partícula invasora cause danos à saúde. (SANTOS, 2020).
            Qualquer conduta desviante à coerção impostas pelos fatos sociais pode ser corrigida pelos atores sociais como forma de se manter o bom funcionamento do corpo social. O que é um fato social?
Trata-se de máximas puramente morais? A consciência pública contém todo ato que a ofende por meio da vigilância que ela exerce sobre a conduta dos cidadãos e as penas especiais das quais dispõe. Em outros casos, a repreensão é menos violenta; [porém], ela não deixa de existir. Se eu não me submeto às convenções do mundo, se, ao me vestir, eu não dou a mínima atenção aos costumes de meu país ou de minha classe, o riso que provoco, a alienação a que me  submetem, produzem, mesmo que de maneira atenuada, os mesmos efeitos de uma pena propriamente dita. (DURKHEIM, 2012, p. 32).
Precisamos entender como as características de vigilância e punição analisadas pelo sociólogo e filósofo Michel Foucault se complementam com o pensamento Durkheimiano. Foucault é um sociólogo francês que desenvolveu analises importantes sobre a sexualidade, o surgimento das prisões e dos manicômios, e sobre as características que o poder exerce na sociedade e a sua ação sobre os corpos. Para  Foucault (2012), o principal alvo  de ação do poder é o corpo.
Em relação a vigilância e punição, podemos partir do conceito do panopticismo. O panoptico.
Foucault aponta que “Nos anos de 1830, o Panoptico se tornou o programa arquitetônico da maioria dos projetos de prisão”. (1979:249) e que outras instituições além da prisão adotaram suas disposições arquitetônicas para uma ampla variedade de propósitos. Como exemplo desta adoção, Foucault detalha todas as características panópticas da arquitetura do manicômio no início do século XIX, demostrando  que a arquitetura  panóptica do edifício manicomial foi interpretada como a própria cura para a loucura (2006ª: 102-107). Esta aquisição transinstitucional das disposições arquitetônicas do panoptico intensificou a disseminação do poder disciplinar. (HOFFMAN, 2018, p. 51).
Henry Louis Mencken ironiza a respeito do bom senso e da consciência das pessoas, ele diz: “A consciência é uma voz interna que avisa quando alguém está me olhando”, e esse é sempre um conceito atual, pois, nos mostra que o conceito do “panopticismo/vigilância” ainda está constante nas instituições, sejam, públicas, privadas ou o olhar do outro sobre nós, pois molda o comportamento dos nossos corpos. Segundo esse ditado quando não estamos nos sentindo observados cometemos algumas infrações como, ultrapassar um sinal vermelho, jogar lixo no chão, fazemos coisas entre quatro paredes, e dizemos o que não diríamos, ou faríamos em público. Só que de acordo com uma das teorias Bourdieusiana, o habitus, mesmo quando não estamos diante de alguém continuamos com certos comportamentos, por que, naturalmente, internalizamos as características da normatividade. Na visão de Foucault, docilizamos o nosso comportamento colocando o desvio sob pena de punição, que, no caso, não necessariamente vai ferir o corpo, mas também pode ser uma punição simbólica.
[...] entre as muitas lições do panopticismo está a de que o poder que parece focado em um indivíduo está de fato “distribuído” por toda a estrutura, de modo que cada indivíduo é simultaneamente “objeto” e “sujeito” desse poder: o prisioneiro é “vigiado”, mas está sendo treinado para vigiar a sim mesmo, para ser o seu próprio inspetor. (HOFFMAN, 2018, p. 80).
O modo como os meninos e as meninas devem sentar, andar, se expressar etc. são predeterminados por ocasião das instituições que disciplinam e tornam comuns determinados tipos de caráter, tipificação ou conduta institucionalizada. Entenda-se aqui instituição por, família, escola, igreja, policia etc.
A normatividade[1] pode ter um caráter fim ou ser o meio para se executar uma determinada ação. “Uma norma é uma descrição verbal do curso concreto da ação assim considerada desejável, combinada com uma injunção para fazer com que certas ações futuras estejam de acordo com esse curso”. (PARSONS, 2010, p. 113).
A sociedade é composta de normas e valores os quais necessariamente devem ser respeitadas, e essa normatividade constituem as leis e a ordem necessárias para que a sociedade se mantenha coesa, e também influenciam na cultura de cada uma delas.
Pois bem, de acordo com a teoria dos fatos sociais de Durkheim e a teoria de vigilância e punição de Michel Foucault, se os fatos sociais são considerados predeterminantes da ação dos atores sociais a vigilância constante dos indivíduos uns sobre os outros, como afirma Foucault, podem ser considerado o que coage os atores a não transgredir as normas, como uma espécie de anticorpos do grande e extenso corpo social que atuam para manter a estabilidade social.
A fim de evitar que o desvio se dilua num oceano de diferenças, deve-se atentar para a norma: o desvio é falta de obediência social. Mesmo arriscando a confusão de uma categoria da não conformidade com outra, um desvio é punível, enquanto que, uma simples diferença não o é (ela pode consistir em um meio de distinção social, frequentemente é causa de exclusão a um status social menos valorizado). (ROBERT, 2011, p. 47).
Podemos observar a questão da conservação da normatividade em escalas, micro ou macro social. Pois, a conservação e a vigilância das normas não acontecem somente nos grupos de grande escala, podemos imaginar um grupo pequeno, de três pessoas, que tem preferência por algum tipo de  estilo musical, o rock, por exemplo. Pode ser definido uma saudação comum, um tipo de gesto para que os integrantes se identifiquem, uma cor que os defina, um estilo de roupa etc. e essa tipificação institucionalizada pelo grupo vai ser passível de vigilância por todos os integrantes do grupo, qualquer desvio é passível de punição para que as partes do grupo se mantenham coesas. É sempre feita uma manutenção como forma de vigilância e punição apara corrigir os infratores, nas quais, posteriormente podem vir as sanções. Existem dois processos de aprendizado e de consolidação da experiencia que reforçam as tipificações, o processo de sedimentação e tradição. Como se fosse uma ritualização, que cria padrões a serem seguidos.
Sedimentação e tradição – Somente uma pequena parte das experiencias humanas são retidas na consciência. As experiencias que ficam assim retidas são sedimentadas, isto é, consolidam-se na lembrança como entidades reconhecíveis e capazes de serem lembradas. (BERGER ,Peter L.. 2014, p. 92).
          Esse processo de sedimentação facilita a leitura dos acontecimentos na sociedade. Dessa forma eu posso pressupor que um policial está cumprindo o seu papel ao abordar um infrator de alguma norma social, inclusive, a leitura que será feita será a de que a policia está cumprindo o seu papel, “abordando um marginal”. As pessoas que não andam no mesmo sentido das normas sociais são colocadas à margem da sociedade. O processo de sedimentação e tradição facilitará a leitura dos acontecimentos e das tipificações e dar um nome ao que está acontecendo.
Papeis – Isto implica entre indivíduos, que o primeiro tem em comum com os outros finalidades especificas e fases entrelaçadas de desempenho e, ainda mais, que são tipificadas não apenas ações especificas, mas também, formas de ação. (BERGER ,Peter L.. 2014, p. 97).
Todos os indivíduos exercem vários tipos de papeis durante a vida, existe o papel principal, que vai ser predominante e os papeis secundários. O indivíduo pode ser: pai e ao mesmo tempo filho, pode ser professor e aluno em outra instituição, pode ser um policial ou um religioso de renome, e em cada caso ele vai ter que atuar de acordo com o papel que estiver exercendo no momento. Para que a sua atuação seja legitimada pelo reconhecimento do outro, segundo Goffman[2], ele tem que ser convincente e se esforçar para que o outro acredite na sua interpretação. Outra forma de delimitar o comportamento das pessoas é o determinando o comportamento baseando nas tradições é na religião. Presume-se que um grande percentual  de pessoas, em todo o mundo, professam algum tipo de religião e, em algum momento, antes da criação das leis a normatividade foi predeterminada pela religião, e se considerarmos a religião cristã, pode ter nascido aqui o primeiro e mais eficiente sistema de vigilância e punição, pois, dada a onisciência, onipotência e a onipresença da divindade, não tem como cometer um crime e se esconder, ou omitir a intenção pois Jeová saberá da intenção bem antes que se cometa o delito e mesmo que se cometa e o indivíduo consiga fugir, ninguém consegue se esconder de Deus. Aqui não tem a necessidade de câmeras ou panoptico para inibir a infração pois isso já está do lado de dentro de nossas “cabeças”. Como “o prisioneiro que é “vigiado”, mas está sendo treinado para vigiar a sim mesmo, para ser o seu próprio inspetor”.
Grande parte da população mundial apresenta-se filiada a algum tipo de religião. Michel Malherbe, em seu livro les religions de I’humanite, fornece-nos preciosos índices da distribuição de correntes religiosas no mundo. Ele apresenta, à página 44, a seguinte distribuição populacional: ateus, 29%, cristãos, 28%, islamitas, 18%, hindus, 15%, budistas, 05%, seguidores de outra religião, 05%. Podemos concluir que mais de 70% da população mundial segue algum tipo de religião. Os 29% rotulados ateus não foram estudados e pesquisados por esse autor com a finalidade de verificar onde são investidos os mecanismos e as funções encontrados na religião, tais como: a omnipotência, o sagrado, e o profano, o divino, os rituais etc. (AMARO, 2003, p. 69).
      A religião é uma coisa que está fortemente ligada à cultura das sociedades, nas quais estão inseridas, e “coincidentemente” sempre relacionadas a alguns mitos e símbolos. 
E, na história da humanidade, não há registro em qualquer estudo por parte da História, Antropologia, Sociologia ou qualquer outra ciência social, de um agrupamento humano em qualquer época que não tenha professado algum tipo de crença religiosa. As religiões são, então, um fenômeno inerente à cultura humana, assim como as artes e técnicas. (MOREIRA, 2008; Pg. 249).
Teoricamente, baseado na grande quantidade de grupos nos quais vivemos e estamos imersos, entende-se que também estamos sempre atuando como vigilantes uns dos outros reprovando ou confirmando a atitude do outro. “Menino veste azul, menina veste rosa...”, “homem não casa com homem nem mulher com mulher...”, “roqueiro tem que odiar pagode...”, “evangélico não pode ler livros seculares...”, “gays não podem demonstrar afeto em público”... etc.
       Um teórico importante e pertinente é Antony Giddens teórico da teoria da estruturação. As instituições e as normas são estruturadoras das ações dos indivíduos e os mesmos, ao agirem de acordo com as normas estão estruturando a estrutura. Reforçando as normas as quais estão se sujeitos.
Nessa perspectiva a anomia poderia ser uma doença social?


BIBLIOGRAFIA

AMARO, J. W. (2003). Temas essenciais. São Paulo: Lemos Editorial.

PETER L. BERGER, T. L. (2014). A Construção Social da Realidade. Rio de Janeiro: Vozes.
DURKHEIM, É. (2012). As regras do metodo sociologico (1ª ed.). (W. Solon, Trad.) São Paulo - SP: EDIPRO.

FOUCAULT, M. (2012). Vigiar e Punir. Petropolis - RJ: VOZES.

GOFFMAN, E. (1985). A representação do eu na vida cotidiana. (M. C. Raposo, Trad.) Petrópolis: VOZES.

GUERREIRO, E. (03 de Janeiro de 2008). A IDEIA DE MORTE – do medo à libertação. Algarve, Portugal. Acesso em 2020, disponível em http://www.scielo.mec.pt/pdf/dia/v28n2/v28n2a12.pdf.

HOFFMAN, M. (2018). Michel Foucault: Conceitos Fundamentais. (D. TAYLOR, Ed., & F. Creder, Trad,) Petropolis: Vozes.
MERTON, R. K. (1970). Sociologia: Teoria e estrutura. Belo Horizonte: MESTRE JOU.
MOREIRA, A. (03 de Janeiro de 2008). A religião como Fenomeno Propulsor da Ecocultura. São Leopoldo, RS, Brasil. Fonte: http://www.anais.est.edu.br/index.php/congresso/article/viewFile/5/20.

ROBERT, P. (2011). Sociologia do crime. Petropolis - RJ: VOZES.

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é anticorpo?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-anticorpo.htm. Acesso em 10 de janeiro de 2020.




[1] Teoria do desvio; MERTON, R. K. (1970), Merton faz uma abordagem sobre a tensão entre a normatividade e a cultura. Para ele, culturalmente as pessoas buscam o sucesso financeiro como forma de ser bem sucedido na sociedade só que essa necessidade do sucesso esbarra nas normas e na legalidade. Se o indivíduo não respeitar as leis e tentar ficar rico cometendo atos ilegais, como vender drogas, tráfico de armas etc. vai ser punido pelo sistema penal de tal sociedade. A cultura vai esbarrar na normatividade, contudo, há alguns casos de indivíduos que não se incomodam da origem da riqueza de determinadas pessoas e dão mais valor a cultura desconsiderando o valor da normatividade. Não se sentirá constrangido em posar ao lado de algum criminoso em uma foto, por exemplo. Com a exceção desses casos, A cultura tem fortemente influencia no comportamento das pessoas. O fato de não se preocupar com as normas da sociedade é caracterizado como “anomia”, ausência de normas.
[2] (GOFFMAN, 1985), (A representação do eu na vida cotidiana).

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Tristeza e esperança do nordestino


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Quando o sorriso aflora no rosto triste
A dor vai embora, o tempo muda
São lágrimas e pranto pedindo ajuda
Pelo sonho que não desiste
A dor que é aguda, mantém a angústia
Da dor no peito que que ainda existe

O frio da timidez na face
A responsabilidade do pão
De porta em porta a pedir uma profissão
Traz até um saudosismo, faz partir o coração
No tempo que tinha amigos, tinha fartura e tinha vivido
No seu sitio o seu quinhão

A individualidade predomina
Perturba as lagrimas de quem chora
Quem sente fome quer agora
O capitalismo é quem domina
Para um trabalhador jogado fora
Uma ocupação é o que anima

Não ser letrado é um castigo
Não nasci rico meu patrão
A humildade carrego comigo
Mas tenho fé que um dia fico
Com a fé de nosso senhor jesus cristo
Que trago no coração

Nascer pobre foi minha sina
O estudo o trabalho me roubou
Mas eu juro que um dia vou
Como toda panela tem sua tampa
Um passarinho que ainda canta
Ver um filho meu ser doutor

Alex Araújo

domingo, 18 de outubro de 2015

O tempo


A partir do momento em que determinamos algo para mensurar o tempo
passamos a viver no passado.
O presente não existe mais, ou já passou.
Dura pouco tempo, frações de segundo e algo aconteceu.
Estamos sempre surfando nas ondas do tempo.

O tempo não para; o que eu disse há pouco tempo já passou.
posso colocar as minhas idéias e trajetória num espaço intervalar de tempo, 
mas continua no passado, por exemplo, apesar de alguém estar lendo, eu já o escrevi.
O tempo está em constante movimento

O tempo é traiçoeiro para os apaixonados
Estou falando daquele minuto de tempo que se espera para reencontrar o "Amor",
É tão rápido que enche o coração de tristeza
E de esperança de ter mais um minuto para se encontrar

Maldito amor que nos faz contar as horas...
Maldita dor que nos faz olhar o tempo.

A vida afastou você de mim e o tempo a trará de volta
Apesar de que o meu coração vivia no passado!
Agora só espero que o tempo seja rápido
E nos aproxime decididamente.

Enquanto o tempo passa
Eu me perco com o tempo
Passeio nos pensamentos dos tempos vividos
Quando estava com você, e tão pouco tempo.
Mas o suficiente para saber, que
Mesmo distante o tempo não ia me fazer esquecer de você

O que eu disse é passado
Mas está presente em minha mente
Há coisas que nem o tempo faz esquecer
E eu só preciso de mais um tempo
Para terminar o meu tempo com você

Para Iana Oliveira.

Alex Alves

terça-feira, 3 de junho de 2014

Fé (Documentário)

sábado, 17 de maio de 2014

O universo de “indivíduos” num mundo de “pessoas”

“Jesus ama o pecador, mas aborrece o pecado”. Eu porem poderia dizer que admiro as religiões, no entanto, odeio o fanatismo religioso.
As religiões fazem parte das culturas da humanidade, as quais devem ser respeitadas todas elas. As convicções religiosas das pessoas muitas vezes as levam a cometerem injustiças, tendo em vista que os seus dogmas, as suas crenças, mitos e ritos se consideram exclusivamente verdadeiros e inquestionáveis. 
Platão atribuía aos demônios a sua inteligência, santos Agostinho na idade media atribuiu aos demônios a idéia de seres malignos. Existia uma crença de que os demônios desciam do céu e se relacionavam sexualmente com os humanos e que do fruto desse relacionamento nasciam às bruxas, esse fato foi motivo de muitas mortes causadas pela igreja católica na idade media. Quando na verdade o interesse era econômico, pois as terras e os bens da suposta bruxa eram confiscado pelo Estado/Igreja; a suposta bruxa não tinha o direito de justificar sua inocência e conseqüentemente era queimada na fogueira. Quem ousar-se interferir seria queimado junto com ela. O interessante nessa historia é que não se ver ou pouco se fala em possíveis bruxos ou caça aos bruxos. Refletindo uma dominação machista a qual sempre dava proteção aos homens.
Uma questão singular levantada por Adorno e Horkheimer no livro A dialética do Esclarecimento, é que o iluminismo liberta o homem dos mitos, lendas e crendices nas divindades. Todavia, deveríamos evoluir, por ocasião do conhecimento, no entanto, a espécie humana está se afundando numa barbárie. Qual foi o bem que trouxe a ciência? Todo o desenrolar do processo de esclarecimento se dá com base no medo do homem do desconhecido e de sua tentativa de auto-conservação e de sobrevivência (o medo da morte).
Não quero invalidar as religiões, até acredito que tentar invalidar uma idéia ou conceito religioso confiando unicamente na ciência, é tão absurdo quanto levantar um conceito baseado unicamente por ela, todavia, a ciência é feita de acerto e erro. 
A teoria da relatividade geral, que Einstein desenvolveu nos Estados Unidos, um dos dois pilares da física moderna, hoje só serve como um clássico. Os jovens de hoje utilizam uma ciência mais avançada, e assim será daqui por diante por causa da evolução na tecnologia. 
A ciência não foi criada por nenhum homem, e sim, interpretada por eles. As coisas que estavam ocultas foram trazidas a tona, ao conhecimento deles. 
Outro fato importante é que a Bíblia está cheia de alegorias e metáforas e, foi distorcida por vários séculos para reforçar e satisfazer a vontade de vários Reis, dos quais, dois deles: Henrique VIII e o rei James da Inglaterra em 1611. Outros textos da Bíblia se perderam ou foram completados pelos gregos; por isso algumas divergências nos livros do novo testamento. Lucas e Mateus, por exemplo, tem diferentes lugares do nascimento de Cristo. Um é numa casa e no outro numa manjedoura. Ou em João 7:8 que fala sobre a mulher pega em adultério.
Para muitos a passagem se dá com a intenção de prender Jesus, pois, nesse caso só haveria uma resposta ao julgamento imposto: apedrejar ou liberar a mulher. Se apedrejasse Jesus estaria indo contra o que ele pregava (o perdão), e se liberassem estaria indo contra as leis de Moisés. Como todos já sabemos como termina, eu quero levantar um olhar para outra perspectiva. Para alguns estudiosos da Bíblia essa passagem não existia no original e foi acrescentada pelo rei James, todavia, “era moda” na idade média alguns reis modificarem para que fossem justificadas algumas atrocidades. Trouxeram somente a mulher e não o homem fazendo transparecer o machismo da época.
A maldição de Can em Gêneses 9:22 justificava a escravidão dos negros nos Estados Unidos, ele seria o pai da nação africana quando na verdade foi Canaã amaldiçoado. Os fugitivos da Inglaterra levaram a Bíblia do rei James para os Estados Unidos da America.
É perigoso usar a Bíblia como prova de qualquer coisa, todavia, por causa da sua maleabilidade, pode ser adaptada a qualquer contexto.
Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. “Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma conseqüência”. (Leon Tolstoi)

Alex Alves


Bibliografia

Cemin, Arneide. Labirinto - Centro de Estudos do Imaginário. http://www.cei.unir.br/nota2.html (acesso em 12 de 09 de 2013).
Chalmers, Alan F. O que é Ciência, Afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
ELIADE, Mircela. Tratado de Historia das Religiões. 1970.
Horkheimer, Max & Adorno, Theodor W. A Dialetica do Esclarecimento: Fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
SAGAN, Carl. O mundo asombrado pelos demônios. São Paulo: Compahia das Letras, 1996.
Santos, José Luiz do. O que é cultura. São paulo: Brasiliense, 2006.
WACH, Joachim. Sociologia da Religião. São Paulo: Paulinas, 1990.
Imagem da internet: http://imagensbiblicas.wordpress.com/2008/07/29/quem-nao-tiver-pecado-atire-a-primeira-pedra/





quinta-feira, 15 de maio de 2014

Caos em Pernambuco - saques e clima de guerra, Abreu e Lima em Pernambuc...

“A Polícia e o Exército são considerados aparelhos repressivos, usados pelo Estado, para impor a ideologia dominante”. Quando eu escutar isso daqui p/ frente vou lembrar-me desses dias horríveis, de saques e desordem que presenciei esta semana 14 e 15 de maio de 2014, e refletir se realmente não são indispensáveis, pelo menos para manter o cumprimento das normas sociais. Quantos supostos “pais de famílias”, “estudantes” e em geral “pessoas de bem” aproveitaram um momento de fragilidade na segurança pública para agirem de forma a qual só prevalecia o pensamento individual, a ganância, a corrupção? Tem um ditado que diz: “A ocasião faz o ladrão”.
Será que podemos cobrar por um país mais justo, menos corrupto e mais educação se na primeira oportunidade acontece uma coisa dessas. E esses, os próprios PMs, serão os que vão descer o pau nos manifestantes na copa! 
Nesse caso um precisa do outro...?

sábado, 1 de março de 2014

Richard Dawkins Ensinando Evolução Para Alunos Religiosos.

A ciência não aceita a teoria da criação religiosa, a qual conhecemos por fixismo. Essa teoria diz que as coisas foram criadas e permanecem do mesmo jeito desde o começo, há milhões de anos. A ciência não concorda com o mito da criação, religiosa cristã, pois o mesmo é um texto cheio de alegorias, e algumas coisas tem um sentido muito figurado, o qual não podem ser interpretado no seu sentido literal. Todavia, remete uma simbologia maligna a alguns animais e, a um especial, o qual foi o causador da expulsão do homem do paraíso tentando Eva; e que possivelmente Eva teria saído da costela de Adão. A religião cristã diz que Deus criou o homem do pó da terra soprando em suas narinas dando o fôlego da vida, e que o mesmo veio do pó e ao pó voltará. A religião também diz que existem criaturas aladas que vivem no ar e que são invisíveis aos nossos olhos, e essas criaturas foram expulsas do céu depois de travar uma grande  luta, e estão na terra tentando os homens e os levando a destruição; esses seres alados ficaram conhecidos por demônios, e foi um em especial quem tentou Eva no paraíso e conseqüentemente depois veio a queda do homem,  sendo expulsos dos jardins do Éden, Eva e Adão.
Uma das principais críticas à religião viria da teoria da evolução das espécies, levantada por Charles Darwin, a qual acredita e tem evidencias, de que a humanidade evoluiu de uma célula; e o processo de seleção natural fez com que ao longo dos tempos e devido a um sistema de competição natural, os mais adaptáveis perpetuassem a sua herança genética, permitindo que a geração seguinte herdasse os traços necessários para uma melhor adaptação no meio em que vive. Ainda, segundo a ciência, a espécie humana teria um antepassado primitivo que seria o elo entre o homem e os símios, o qual ficou bastante conhecido como “O elo perdido”.
Uma crítica muito interessante no vídeo foi de que algumas pessoas simplesmente acreditam na bíblia, porque foi esta a história que aprenderam desde pequenos e, acabam ignorando as evidencias descobertas pela ciência (fosseis, os movimentos das placas tectônicas etc.). A bíblia relata que a terra só teria sido criada há seis mil anos, e eis outro fato que é refutado pela ciência, e assim por diante, haverá uma serie de fatores que poderão ser contestados pela ciência.
            O século XIX trouxe a geologia criada pelo advogado,naturalista e geólogo escocês Sir Charles, o que fez com que fortalecesse ainda mais a ciência, evidenciando os fósseis e provando que as especies evoluíram, acabando de vez com a teoria fixista. A ciência não precisa mais da definição da bíblica para explicar os fenômenos; a ideia de Deus, Demônios, criação e divindades teriam sido refutadas pela ciência; segundo a ciência, a existência de tais fatos está no imaginário comum das pessoas, é o que diminui o medo da morte e dá esperança aos homens de suportar as dificuldades; no entanto, a ciência não é uma verdade inquestionável, pois, um dos pontos que podem ser observados é que a ciência é feita de acerto e erro. Titiev desenvolve a ideia de casualidade controlada, segundo ele à medida que o nível de conhecimento humano cresce sua crença e dependência no sobrenatural diminui, isso porque o homem passa a demonstrar controle sobre as causas de determinados efeitos, e assim o fenômeno investigado passa do domínio da religião para o da ciência.

Alex Araújo 

RELIGULOUS - Religiões (Legendado em Português - Completo HD)


Bill é um cético. Com bastante humor e irreverência ele apresenta questões relevantes para se pensar, nas quais, uma delas discute sobre a religião como sendo uma coisa prejudicial ao progresso da humanidade. Percebe-se que ele não tem a intenção de refutar as crenças, no entanto, como cético, busca provas que possam sustentar a fé e a crença das pessoas nas religiões e não suposições.
Maher começa seu documentário mostrando sua visão particular e, apesar de usar de opinião pessoal sobre o que acha das religiões, busca respostas eloqüentes, baseadas em provas tangíveis, algo irrefutável. Seu “produto”, como ele mesmo chama, é a dúvida, e as principais delas transcorrem a respeito da fé, riqueza, homossexualidade, milagres, holocausto, monoteísmo, evolucionismo, dentre outras.
            Através de dados históricos e científicos ele não ver uma sustentação lógica e firme nos argumentos levantados pelos religiosos durante as antevistas; e acha difícil que uma cobra tenha falado com Eva e consequentemente ela e Adão tenham sido expulsos do paraíso, ou qualquer idéia de criacionismo etc. Bill não entende como pessoas tão inteligentes possam acreditar em historias que ele considera absurdas, as quais ele compara aos contos infantis.
            Para ele não ter fé é uma questão de “luxo”, pois a partir do momento que um individuo esteja satisfeito com a sua vida, esse individuo não precisara da fé. Também há uma incompatibilidade entre o que está na bíblia e que é visto nos templos e seus lideres a respeito das riquezas,  assim como o monoteísmo se contradiz a quantidade de mini deuses levantados pela igreja. O que os fiéis chamam de milagres, para Bill não passam de meras coincidências.             Os dez mandamentos não parecem ser inteligentes o bastante para serem considerados tão importantes até os dias de hoje, pelo contrário, ele os considera repetitivos, incompletos e egoístas. Pala ele, o cristianismo não passa de um plagio de outras religiões antigas, nas quais uma criança nasce de uma virgem, faz milagres, morre e ao terceiro dia ressuscita.
            Bill entende que varias pessoas acreditam no Armagedom, e que será num local especifico, e consequentemente Deus destruirá o mundo, no entanto, quando essa passagem foi escrita o homem não dispunha de tanta tecnologia, com poder de destruição em massa como tem hoje. E que a humanidade já está destruindo o mundo usando de forma inconsciente os recursos naturais, ou seja, não se precisa mais ser Deus para destruir o mundo.
            Com todos estes argumentos não são encontrados dados científicos que contestem a veracidade das crenças nas religiões, e que as mesmas não passam de um ato compreensível do medo e insegurança em relação à morte e ao desconhecido.

Alex Araujo

sábado, 22 de fevereiro de 2014

A História do Racismo - Documentário Completo



Publicado em 16/03/2013

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Religião e Crenças I


As religiões denominadas afro-brasileiras não são verdadeiras religiões ou são traços arcaicos deixados pela cultura africana no Brasil?


Em se tratando de religião o antropólogo não pode dizer que uma ou outra sejam traços arcaicos remanescentes, no entanto, assim como a cultura a religião evolui, e podem-se encontrar traços de uma em outra totalmente separada. Dizer que uma religião são traços arcaicos seria etnocentrismo, pois daria a idéia de uma coisa ultrapassada ou inferior, o candomblé é uma variação de um segmento de religião africana o qual foi adaptado ao chegar ao Brasil, e existe muita descriminação por parte das pessoas que desconhecem a sua origem; alguns chamam de macumba ou relacionam a magia negra. Na Grécia as pessoas ofereciam animais aos deuses, na bíblia também se ofereciam animais ao Deus de Abraão, e em toda a historia vemos esse tipo de costume, no entanto não se fala nas escolas nem nas igrejas e discriminam e dizem que é uma coisa primitiva de pessoas cuja intelectualidade não evoluiu, por acreditar “nas forças da natureza” ou em oferenda. As religiões afro-descendentes são verdadeiras em se tratando de existir culturalmente como qualquer outra, como disse Lubock: o antropólogo ao estudar as religiões deve se colocar numa posição neutra, ou estádio zero, “ateísmo”. Isso não quer dizer que o individuo vai negar a existência de Deus, mas se desprender de qualquer opinião prévia.

Alex Alves

CASTRO, Celso. 2005. Apresentação. In: CASTRO, Celso. ‘Evolucionismo Cultural. Textos de Morgan, Tylor e Frazer.’ Jorge ZAHAR Editor. RJ. Pag. 7 – 38.

Religião e Crenças II

As crenças são produtos da vida social que a reflete



Segundo a antropologia, o homem criou signos que podem transmitir conhecimento, cultura, sentimento, arte etc. A capacidade de pensar e falar, procurar os significados das coisas, refletir sobre um criador, levou o homem de uma linguagem inarticulada para uma mais articulada. O pensamento em um ser divino leva o homem de uma conduta instintiva a uma conduta moral. 
A permanência nos grupos passou a exigir uma conduta moral baseada nos costumes, mitos e crenças das sociedades as quais pertenciam o individuo. Segundo Norbeck, “as cerimônias, os rituais e as religiões são baseados no sistema social, os quais estão integrados os agentes sociais”. Geralmente a sociedade, a qual o modo de vida gira em torno da agricultura, vai crer que a sua colheita dependerá de uma divindade, a qual tem o poder de determinar se a colheita será boa ou ruim. Se a divindade não estiver zangada a colheita será boa, se não, será ruim como forma de castigo.
As sociedades que dependem do mar para viver geralmente relacionam a sua sorte aos deuses relacionados ao mar. Acreditam que existem divindades, as quais estão relacionadas ao mar e delas depende a sua sobrevivência. Seja na pescaria ou ao navegar não serem tragados pelo mar. O homem em geral, não tem como imaginar como ou qual seria a vontade de deus, se não, segundo o que ele entende por verdade, pela sua cultura, pela sua política e as suas crenças. Geralmente os deuses têm semelhança humana, os quais no cristianismo, candomblé, hinduísmo, budismo, islamismo etc. todos são sujeitos aos mesmos desejos e paixões que os homens. Por exemplo, os deuses podem sentir: íra, ciúmes, inveja, amor, compaixão etc. todos os sentimentos relacionados ao ser humano. Outro detalhe é que o Deus europeu é branco, e não negro nem indígena, ou seja, cada sociedade vai criar um Deus a sua imagem e semelhança. Como disse Xenofanes: se um cavalo pudesse pintar como seria o seu Deus, o pintaria em forma de cavalo e Nietzstche: o Deus é a imagem e semelhança do homem, contradizendo a bíblia, a qual diz que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança. Algumas religiões pregam uma vida de ascetismo, a qual na concepção de “alguns”: aproxima o individuo do seu Deus, pois o desapego aos bens materiais dará na outra vida, muito ouro e riquezas. Em uma sociedade grande as religiões tendem a separar as pessoas. Devido às diferentes crenças, que são muitas, e cada pessoa achar que a sua religião é a verdade.
Mesmo uma pessoa não sendo um fundamentalista religioso ou intolerante com as outras religiões, existe um certo pré-conceito em aceitar os argumentos de uma outra cultura religiosa estranha da sua; todavia, o individuo só busca argumentos que reforce a sua crença em determinada religião, a qual ele acredita, acarretando na desintegração social ou o afastamento social.
Mesmo sendo uma questão primitiva de regras baseada na moral e nos costumes, as religiões tem a sua contribuição social, uma vez que, faz um individuo refletir antes de infringir uma norma social ou algumas regras sociais como: matar, roubar, cobiçar etc. e outras as quais são conhecidas como pecados capitais: gula, avareza, inveja, luxuria etc. Os fatos sociais de Durkheim são um exemplo de como as normas sociais são importantes para as sociedades; nele a religião é um dos “determinantes” e delineadores do comportamento humano; a sociedade é quem cria o individuo. A crença em almas ou espíritos e uma vida após a morte podem atenuar o medo do “fim”, o individuo vai aceitar a morte de uma forma menos destruidora, pois, entenderá que a morte só será um meio para chegar ao mundo espiritual o qual não haverá sofrimento nem dor. 
Cada sociedade vai ter a sua crença baseada nos seus costumes religiosos, e essa crença sofrerá mutações na medida em que as sociedades vão trocando experiências umas com as outras, as religiões sofrerão adaptações, e isso faz parte da evolução cultural das sociedades. As religiões não devem ser comparadas moralmente ou colocadas num patamar que caracterize uma proximidade ou distancia com a razão, todavia, todas são baseadas na crença, o que não poderá de forma alguma atestar a sua eficácia ou veracidade. Se um individuo acredita que existe uma força, a qual possui a capacidade de interferir espiritualmente no mundo em que vivemos e essa energia pode emanar de um objeto ou pessoa e pode ser passada pelo toque ou pela presença no mesmo local com o objeto ou pessoa. Não se pode dizer que essa pessoa é atrasada ou intelectualmente inferior as outra pessoas, pois a religião não é baseada na razão, realmente acredita-se que exista certa necessidade de conhecimento e preparação em entrar em contato com os “objetos”, os quais o mana esteja relacionado. O Tabu é uma forma de manter as pessoas desavisadas a distância. De certa forma existe tabu em tocar em determinadas “coisas ou pessoas”. Um exemplo interessante é o medo que algumas pessoas têm em esbarrar - tocar - em uma oferenda aos deuses africanos, pois, imagina-se que ao tocar no “objeto” certo mal poderá sobrevir contra o individuo. Outro exemplo seria a cura através da imposição das mãos, algumas pessoas acreditam emanar poder de cura ao tocar os doentes e enfermos. A ciência não aceita as teorias religiosas as quais afirmam poder curar, ter uma experiência de sair do corpo ou falar com espíritos; Norbeck aborda sobre o antagonismo entre a ciência e a religião: com o crescimento das ciências as explicações baseadas na religião para esclarecer os fenômenos naturais perderam força. 
Os fatos tendem a explanar ou conduzir para esse caminho: o qual, as crenças são produtos da vida social a que a reflete; como podemos ver no começo desse texto, os deuses estão relacionados ao modo de vida das sociedades; o homem em geral, não tem como imaginar como ou qual seria a vontade de Deus, se não, segundo o que ele entende por verdade, pela sua cultura, pela sua política e as suas crenças. 
Os “homens” criaram deuses para explicar fenômenos naturais e coisas que ele não conseguia explicar. Existem deuses antropozoomorficos, metade animal, metade humana, ao quais está determinada toda a vida no planeta e o antropomorfismo dos gregos o qual o termo antropo significa (homem) e morfismo (forma); ou africanos, indígenas, híndu ou budista os quais todos sujeitos aos mesmos desejos e paixões.
Pode se considerar que: “As religiões e as crenças são criadas a partir das necessidades psicológicas e sociais do “homem”. Não há registro em qualquer estudo por parte da História, Antropologia, Sociologia ou qualquer outra "ciência" social, de um grupamento humano em qualquer época que não tenha professado algum tipo de crença religiosa. As religiões são então um fenômeno inerente a cultura humana, assim como as artes e técnicas. Grande parte de todos os movimentos humanos significativos tiveram a religião como impulsor, diversas guerras, geralmente as mais terríveis, tiveram legitimação religiosa; estruturas sociais foram definidas com base em religiões e grande parte do conhecimento científico, "filosófico" e artístico tiveram como vetores os grupos religiosos, que durante a maior parte da história da humanidade estiveram vinculados ao poder político e social.
Hoje em dia, apesar de todo o avanço científico, o fenômeno religioso sobrevive e cresce, desafiando previsões que anteviam seu fim. A grande maioria da humanidade professa alguma crença religiosa direta ou indiretamente e a Religião continua a promover diversos movimentos humanos, e mantendo estatutos políticos e sociais. Tal como a Ciência, a Arte e a Filosofia, a Religião é parte integrante e inseparável da cultura humana, e muito provavelmente continuará sendo. Não cabe ao antropólogo a valoração de costumes e crenças das religiões, o certo é que a religião faz parte da cultura dos povos e como parte integrante da cultura sofre as variações dos diversos locais, como também influência nos seus costumes.

Alex Alves

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Contrato Social de Hobbes

Thomas Hobbes (5 de abril de 1588 — 4 de dezembro de 1679)
Anomia:
           
       Estado de vida social sem normas, onde não existe nenhum órgão regulamentador das leis, da disciplina, política etc. as questões morais não regulam a sociedade. Não existe fé no poder do Estado.
           
Estado de natureza (contrato social Hobbesiano)

Considera-se que o estado de natureza hobbesiano foi a primeira presunção científica do Estado e do Direito. Seria um estado anterior à existência de uma sociedade organizada e política; um estado pré-social, o qual prevalecia a auto-tutela, lei do mais forte. Para Hobbes, nesse estado o homem julga ter direito a tudo quanto quiser, é ambicioso e não existem limites para os seus desejos. O homem vivia o direito de possuir tudo o que bem quiser, inclusive se para isso tivesse que matar outro homem, daí que o estado de natureza: “é um estado de guerra de todos contra todos”. Para Hobbes, “o homem não possui instinto social, como pensava Aristóteles”. O Estado de natureza, essa guerra de todos contra todos tem por conseqüência o fato de nada ser injusto. As ciências de certo e errado, de justiça e de injustiça não têm lugar nestas circunstâncias. Onde não há lei, não há injustiça. Se vivia constantemente um modo de assimetria de informação, cujo individuo imaginava está constantemente ameaçado pelo outro. Para Hobbes o homem tem medo de ser morto ou escravizado e esse temor é a paixão que vai do desejo à razão e levá-lo à criação do Estado, através de um contrato social. 


Assim sendo,     só haverá paz se cada pessoa renunciar ao direito absoluto que tem sobre todas as coisas em favor de um soberano – e assim manter sua igualdade. Quanto ao Estado, ele se torna o poder absoluto, pois houve um pacto de submissão. O pacto de submissão foi feito entre os homens, que entregam seus direitos para o bem de todos. O individuo se submete a tutela do estado e a ele deve submissão, assim, se algum homem matasse, roubasse, ou cometesse algum crime contra outro, o estado o puniria, pois ele é o soberano. Assim fez com que a luta do homem contra o próprio homem tivesse um interventor, e se viveria sob as normas do Estado. O Estado, é fictício, não existe fisicamente, é um conjunto de normas, nas quais a sociedade passa de um estado de natureza para um contrato civil. O Estado para se fazer manter a sua força cria o seu exercito, para garantir que as leis sejam respeitadas e cumpridas. 

Alex Alves


SALDEK, Maria Tereza; RIBEIRO, Renato Jaime; MELO, Leonel Itaussu Almeida; J. A. Guilhon Albuquerque, Milton Meira do Nascimento, LIMONGI, Fernando Papaterra. Os Classicos da Política. Sao Paulo: Ática, 2001.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

PARTO HUMANIZADO E A IMPESSOALIDADE DO SISTEMA PÚBLICO

Alexsandro Alves de Araújo
 Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Centro De Filosofia e Ciências Humanas – CFCH
Ciências Sociais – Licenciatura
Seminários Interdisciplinares
Docente: Alexsandro S. Jesus


Resumo - Este artigo apresenta o relatório final solicitado para a obtenção da nota do curso de seminário interdisciplinar. O tema foi escolhido mediante a possibilidade de escolha do aluno. Aborda sobre o fato da impessoalidade do sistema público de saúde em relação às mulheres grávidas, e a importância das parteiras  nos lugares os quais o sistema público ainda não chegou. Será utilizado o uso de figuras e recortes de textos da internet dispostas no final do artigo como forma de reforçar a compreensão do leitor.

Abstract - This paper presents the final report required for obtaining the note interdisciplinary seminar course. The theme was chosen by the possibility of the student's preference. Addresses on the fact that the impersonality of the public health system regarding pregnant women, and the importance of midwives in places where the public system is not yet. Will be used the use of figures and text clippings internet arranged at the end of the article as a way to enhance the reader's understanding.

(Palavras-chave: parto humanizado, parteiras, impessoalidade)

1. INTRODUÇÃO 

Este texto tem a finalidade de explanar sobre o descaso por parte das instituições públicas “hospitalares”, e a impessoalidade com que são tratadas algumas gestantes nesses locais, foi tema de um dos debates em sala de aula. O parto humanizado permite maior conforto para a mulher e respeita os limites do seu corpo, pois não tenta antecipar o nascimento do bebê. O trabalho das parteiras aos poucos deixou de ser procurado, até porque, encontra resistência pela Organização Mundial de Saúde (OMS), por causa dos riscos que envolvem, por falta de recursos para a segurança da mulher. Abordarei este tema tentando nos levar a uma reflexão: até que ponto é seguro o parto em casa e se há impessoalidade no sistema público. 

2. O  MUSEU DA PARTEIRA

            O projeto museu da parteira fica situado em Jaboatão dos Guararapes-PE, e foi fundado como uma forma de patrimonização para reconhecer os trabalhos feitos pelas parteiras ao longo dos tempos e preservar a sua memória. As famílias que moravam longe dos grandes centros urbanos geralmente eram atendidas por elas, comumente eram pessoas conhecidas na localidade. O trabalho realizado por elas não tinha fins lucrativos, era uma forma voluntaria de ajudar, todavia, aceitavam ajuda financeiro como reconhecimento simbólico, não especulava valor,  servia mais para ajudar na sua vida diária. Segundo reportagem no site http://www.institutonomades.org.br/parteiras-localidades/jaboatao:

[...] De acordo com contagem populacional realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2007 o município de Jaboatão apresentava uma população estimada de 665.387 habitantes, número que consolidava sua posição como o segundo maior município de Pernambuco em número de habitantes, sendo ultrapassado apenas pela capital do estado. Embaralham-se em seu território áreas predominantemente urbanas, com todos os seus problemas característicos, e áreas predominantemente rurais, formadas por engenhos. A Associação das Parteiras Tradicionais e Hospitalares de Jaboatão dos Guararapes, [...] congrega parteiras urbanas e rurais, além de parteiras de municípios vizinhos, como Recife e Camaragibe. Ver figura 1 em anexo

Tal reconhecimento coloca estas mulheres em evidencia, muito embora esse trabalho venha aos poucos deixando de ser utilizado, pode-se recordar e buscar mais sobre o tema visitando o museu em Jaboatão.

2. AS PARTEIRAS

2.1 O Iphan estuda classificar parteiras de Pernambuco como patrimônio nacional

            Aliny Gama Especial para o UOL Notícias Em Maceió 26/09/201112h45:
[...] O ofício das parteiras pode se tornar patrimônio imaterial brasileiro no Livro de Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O inventário – requisito para o título – foi realizado por um grupo de instituições pernambucanas onde o trabalho das raras parteiras resiste ao tempo. Devido à oralidade da técnica de partejar, o conhecimento do ofício deve ser registrado em forma de livro para que a prática não seja extinta com o passar dos anos. Ver figura 2 e 3 em anexo

            O Ipham convida as mulheres para rodas de diálogos, ensinando sobre a gestação, o parto e os métodos corretos no exercício da função para não ocorrer complicações na ora do nascimento e de reconhecer quando for o caso de uma intervenção médica. O lema do grupo é “somos todas mães”. É importante esse trabalho de esclarecimento, pois em alguns lugares estas mulheres são de fundamental importância.
2.1.2 Como as parteiras são vistas pelos médicos

            A comunidade de medicina não aprova o parto em casa por que é um ambiente o qual não se poderá recorrer aos aparelhos e métodos utilizados dentro de uma instituição apropriada para a intervenção medica necessária, UTI, anestesista, obstetra entre outros. E pelo desconhecimento, algumas parteiras faziam relação do parto com a dor e acabavam a provocando para acelerar o processo.

3. PARTO HUMANIZADO

            A humanização da assistência medica neonatal proclama uma mudança na concepção do parto como experiência humana, e para quem o assessora, uma mudança no “que fazer”diante do sofrimento do outro humano, no caso da mulher; consiste em um tratamento de respeito. O ideal seria não intervir no parto e sim deixar que ocorra naturalmente sem que seja necessária a operação cesárea.

            De acordo com  (Mariana Portella s.d.):
O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de partos cirúrgicos. A situação é alarmante, pois enquanto a Organização Mundial da Saúde(OMS) recomenda uma taxa de 15%, o Ministério da Saúde identifica que, na rede privada, os partos cesáreos chegam a 82% e, na rede pública, 37%. [...] A Coletiva também traz uma entrevista com a médica Simone Diniz. A entrevistada acredita que houve um avanço na questão da universalização do parto, mas avalia o modelo de assistência ao parto no Brasil como obsoleto, inseguro e provocador de sofrimento nas mulheres. Para Diniz, o primeiro problema seria a aposta na assistência centrada no médico de formação cirúrgica. A reportagem “Como fazer do seu parto uma festa” aborda o tema das festas de nascimento, tendência que, tal como a “cultura da cesárea”, cresce no país. Ver figura 4 e 6 em anexo

            O momento do parto ou o que o antecipa, não necessariamente deve ser visto como uma coisa assustadora; o termo utilizado por Simone Diniz “fazer do parto uma festa” é simplesmente tratar a mulher com o devido respeito, levando em consideração o principio de igualdade, tratando-a  com um ser humano e não como um objeto ou um ser sem alma. O que acontece na maioria das vezes é que uma pessoa comum não pode ter um medico a sua disposição, todavia, os bebês não escolhem à hora de nascer. É mais cômodo para o médico agendar o dia do nascimento oferecendo a possibilidade de um parto cesáreo.

3.1 O parto em casa

            Muitas pessoas confundem o parto em casa com o parto humanizado, pelo fato de poder ter a presença dos familiares, ouvir musicas relaxantes, e ter a presença de uma parteira disponível, no entanto, o parto humanizado também pode ser feito no hospital; se faz necessário uma conscientização por parte das instituições hospitalares em relação ao tratamento com dignidade ao próximo. Alem do que os hospitais dispõem de aparelhos e uma segurança maior em caso de socorro médico.

4. A INSTITUIÇÃO E A IMPESSOALIDADE

            O parto torna-se institucionalizado –impessoal– impondo a submissão feminina e tratando de forma depreciativa ou infantilizando a mulher a chamando de “mãezinha” entre outros nomes; não tratando com o devido respeito, assemelhando o serviço público hospitalar aos de outras instituições: os presídios por exemplo. Onde os infratores entram, são destituídos de todos os seus pertences e dalí em diante não pertencem mais a sociedade e sim a instituição (Estado), e são uniformizados, assim também fazem com as mulheres.  Segundo (Diniz 2013 apud Mold & Stein, 1986).

No modelo hospitalar dominante na segunda metade do século 20, nos países industrializados, as mulheres deveriam viver o parto (agora conscientes) imobilizado, com as pernas abertas e levantadas, o funcionamento de seu útero acelerado ou reduzido, assistidas por pessoas desconhecidas. Separada de seus parentes, pertences, roupas, dentadura, óculos, a mulher é submetida à chamada “cascata de procedimentos”.

            Algumas mulheres são tratadas muito mal, em sua maioria, pelo fato de não aparar o pelos pubianos, são ridicularizadas e maltratadas pelas enfermeiras e sofrem descaso pelo corpo médico. Transformando o momento do parto em um momento de culpa e sofrimento, o qual, desprovidas de companhia e amparo da instituição sentem medo de reclamar.
           

Anexos


                                                   
Figura 1 – Museu da parteira

Figura – 02 Capacitação para parteiras tradicionais desenvolvida pelo Grupo Curumim 
  
Figura – 03 Capacitação para parteiras tradicionais desenvolvida pelo Grupo Curumim 

Figura – 04 Partos realizados em casa auxiliados por parteira e doula reacendem tradição de nascimento domiciliar. Ambiente residencial traz aconchego para mãe e filho e diminui o risco de infecções contraídas em hospital

Figura – 05 Índia xukuru mostra um dos instrumentos utilizados em partos realizados na aldeia

Figura – 06 Partos realizados em casa auxiliados por parteiras e doula reacendem tradição de nascimento domiciliar. Ambiente residencial traz aconchego para mãe e filho e diminui o risco de infecções contraídas em hospital.


Discussões e Conclusões


            O tema abordado explana sobre um percentual da população que é ignorado, todavia, tais fatos de descaso e impessoalidade não são levados em consideração, pois algumas pessoas desconhecem os próprios direitos, e o medo de reclamar se tronam bastante evidentes. A criação do museu da parteira resgata a memória dos trabalhos prestados por elas e é também uma forma de homenageá-las pelos serviços prestados às famílias que tiveram como único recurso, o parto em casa.

Referências


1.      DINIZ, Carmen Simone Grilo. Humanização da assistência ao parto no Brasil: os muitos sentidos de um movimento. Recife, 06 de 09 de 2013.

2.      GAMA, Aliny. Uol Noticias - Cotidiano. 26 de 09 de 2011. http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2011/09/26/iphan-estuda-classificar-parteiras-de-pernambuco-como-patrimonio-nacional.htm (acesso em 27 de 08 de 2013).

3.      MARIANA Portella, SIMONE Diniz. Fundação Joaqui Nambuco. http://www.fundaj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2553:assistencia-ao-parto-e-tema-da-revista-coletiva-&catid=44:sala-de-impressa&Itemid=183 (acesso em 27 de 08 de 2013).


FONTE DAS FOTOS NA INTERNET

4.      http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2011/09/26/iphan-estuda-classificar-parteiras-de-pernambuco-como-patrimonio-nacional.htm

5.      http://www.institutonomades.org.br/parteiras-localidades/jaboatao


6.      http://www.fundaj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2553:assistencia-ao-parto-e-tema-da-revista-coletiva-&catid=44:sala-de-impressa&Itemid=183