terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Religião e Crenças I


As religiões denominadas afro-brasileiras não são verdadeiras religiões ou são traços arcaicos deixados pela cultura africana no Brasil?


Em se tratando de religião o antropólogo não pode dizer que uma ou outra sejam traços arcaicos remanescentes, no entanto, assim como a cultura a religião evolui, e podem-se encontrar traços de uma em outra totalmente separada. Dizer que uma religião são traços arcaicos seria etnocentrismo, pois daria a idéia de uma coisa ultrapassada ou inferior, o candomblé é uma variação de um segmento de religião africana o qual foi adaptado ao chegar ao Brasil, e existe muita descriminação por parte das pessoas que desconhecem a sua origem; alguns chamam de macumba ou relacionam a magia negra. Na Grécia as pessoas ofereciam animais aos deuses, na bíblia também se ofereciam animais ao Deus de Abraão, e em toda a historia vemos esse tipo de costume, no entanto não se fala nas escolas nem nas igrejas e discriminam e dizem que é uma coisa primitiva de pessoas cuja intelectualidade não evoluiu, por acreditar “nas forças da natureza” ou em oferenda. As religiões afro-descendentes são verdadeiras em se tratando de existir culturalmente como qualquer outra, como disse Lubock: o antropólogo ao estudar as religiões deve se colocar numa posição neutra, ou estádio zero, “ateísmo”. Isso não quer dizer que o individuo vai negar a existência de Deus, mas se desprender de qualquer opinião prévia.

Alex Alves

CASTRO, Celso. 2005. Apresentação. In: CASTRO, Celso. ‘Evolucionismo Cultural. Textos de Morgan, Tylor e Frazer.’ Jorge ZAHAR Editor. RJ. Pag. 7 – 38.

0 comentários:

Postar um comentário