sábado, 1 de março de 2014

Richard Dawkins Ensinando Evolução Para Alunos Religiosos.

A ciência não aceita a teoria da criação religiosa, a qual conhecemos por fixismo. Essa teoria diz que as coisas foram criadas e permanecem do mesmo jeito desde o começo, há milhões de anos. A ciência não concorda com o mito da criação, religiosa cristã, pois o mesmo é um texto cheio de alegorias, e algumas coisas tem um sentido muito figurado, o qual não podem ser interpretado no seu sentido literal. Todavia, remete uma simbologia maligna a alguns animais e, a um especial, o qual foi o causador da expulsão do homem do paraíso tentando Eva; e que possivelmente Eva teria saído da costela de Adão. A religião cristã diz que Deus criou o homem do pó da terra soprando em suas narinas dando o fôlego da vida, e que o mesmo veio do pó e ao pó voltará. A religião também diz que existem criaturas aladas que vivem no ar e que são invisíveis aos nossos olhos, e essas criaturas foram expulsas do céu depois de travar uma grande  luta, e estão na terra tentando os homens e os levando a destruição; esses seres alados ficaram conhecidos por demônios, e foi um em especial quem tentou Eva no paraíso e conseqüentemente depois veio a queda do homem,  sendo expulsos dos jardins do Éden, Eva e Adão.
Uma das principais críticas à religião viria da teoria da evolução das espécies, levantada por Charles Darwin, a qual acredita e tem evidencias, de que a humanidade evoluiu de uma célula; e o processo de seleção natural fez com que ao longo dos tempos e devido a um sistema de competição natural, os mais adaptáveis perpetuassem a sua herança genética, permitindo que a geração seguinte herdasse os traços necessários para uma melhor adaptação no meio em que vive. Ainda, segundo a ciência, a espécie humana teria um antepassado primitivo que seria o elo entre o homem e os símios, o qual ficou bastante conhecido como “O elo perdido”.
Uma crítica muito interessante no vídeo foi de que algumas pessoas simplesmente acreditam na bíblia, porque foi esta a história que aprenderam desde pequenos e, acabam ignorando as evidencias descobertas pela ciência (fosseis, os movimentos das placas tectônicas etc.). A bíblia relata que a terra só teria sido criada há seis mil anos, e eis outro fato que é refutado pela ciência, e assim por diante, haverá uma serie de fatores que poderão ser contestados pela ciência.
            O século XIX trouxe a geologia criada pelo advogado,naturalista e geólogo escocês Sir Charles, o que fez com que fortalecesse ainda mais a ciência, evidenciando os fósseis e provando que as especies evoluíram, acabando de vez com a teoria fixista. A ciência não precisa mais da definição da bíblica para explicar os fenômenos; a ideia de Deus, Demônios, criação e divindades teriam sido refutadas pela ciência; segundo a ciência, a existência de tais fatos está no imaginário comum das pessoas, é o que diminui o medo da morte e dá esperança aos homens de suportar as dificuldades; no entanto, a ciência não é uma verdade inquestionável, pois, um dos pontos que podem ser observados é que a ciência é feita de acerto e erro. Titiev desenvolve a ideia de casualidade controlada, segundo ele à medida que o nível de conhecimento humano cresce sua crença e dependência no sobrenatural diminui, isso porque o homem passa a demonstrar controle sobre as causas de determinados efeitos, e assim o fenômeno investigado passa do domínio da religião para o da ciência.

Alex Araújo 

0 comentários:

Postar um comentário