segunda-feira, 18 de março de 2013

Duvidas sobre a onisciência


A ideia de onisciência, é atribuída ao total conhecimento das coisas.
Onisciência ou omnisciência é a capacidade de saber tudo infinitamente, incluindo pensamentos, sentimentos, vida, passado, presente, futuro, e todo universo, etc.
A onisciência é um conceito vastamente aplicado nas artes, como na literatura e em produções cinematográficas.
Na maioria das religiões monoteístas esta habilidade extraordinária é tipicamente atribuída a um único Deus supremo, onde o conceito da onisciência se mantêm tradicionalmente como uma verdade absoluta (i.e no cristianismo e no islamismo). 

Onisciência é igual a você assistir um filme varias vezes e saber que o final nunca vai mudar. Você não consegue interagir com os personagens pois, são só reproduções, e você já sabe onde todos irão ser virtuosos ou não. O fato de uma pessoa resistir ao "pecado", já seria previsto na teoria da onisciência; para alguém que sabe todas as coisas, essa falha já seria prevista por exemplo! Um Deus que sabe todas as coisas saberia que eu estou de joelhos implorando o seu perdão e, quando sair de sua presença irei cometer os mesmos erros... Pensando como homem e não como Deus, teria graça um tipo de relacionamento que você não se pode dar ao luxo do acaso, uma variedade entre as possibilidades de escolha, ou do esforço humano por exemplo, para manter um relacionamento? por exemplo, eu posso me esforçar para não cair em tentação, chegar aos meus limites humanos, mas, se eu cair já era sabido antecipadamente... eu deveria ser punido? O principio da onisciência é conhecer o inicio e o fim de todas as coisas. Pensando assim Deus já saberia o meu fim: céu ou inferno! Lembra a vigilância e punição, ou seja, a ideia que as nossas mentes estarão sempre sendo vigiadas a não cometer transgressões, de certa forma isto deve ser para moldar os nosso atos.

O questionamento deve fazer parte da vida de todos os seres humanos, quem não questiona merece a vida que tem.

Alex Alves

0 comentários:

Postar um comentário